O 8 de março também acaba



O mais incrível deste 8 de março é que amanhã será 9 e tudo seguirá igual, aparentemente. Cada mulher será ainda mulher no seu âmbito mais individual. Hoje, muitas irão dormir chorando pelo canalha que não ligou, passarão acordadas pelo filho que está doente, cuidando da mãe, do pai, da amiga ao telefone. Cuidando, amando, sofrendo, cativando, distribuindo encantos: o dia de hoje irá acabar, mas nada disso acaba.

E ano que vem tudo se repete, claro que se repete. Tudo será novamente reivindicado na mesma data, com o mesmo fervor e vontade. As mulheres irão às ruas, os homens nos admirarão e a televisão e publicidade focarão suas homenagens singelas a nós. Ah, um diazinho exclusivamente para nós não faz mal nenhum, correto? Mas e dois? Três? Quatro? E todos? Porque dia após dia, cada mulher é mais mulher do que nunca. Mais corajosa, destemida, amante, louca, teimosa, fofoqueira, vaidosa, arrependida, chorosa, forte, mais viva!

Toda mulher, descabelada ao fim do dia, maquiada ao início dele, com os olhos vermelhos de lágrimas por dores disfarçadas, de dias difíceis e tudo atrasado na vida, é um encanto por si só. Nascer homem é ser charmoso. Nascer mulher, por si só, é ser encantadora. Com a filha no colo, marcando horário em todos os centros de beleza da cidade, fazendo as compras do mês, ouvindo berros no trânsito, atropelando meio mundo na corrida que é viver... É incrível como nenhuma nota que o olhar cansado e a risada de desespero é mais apaixonante do que as mil maquiagens e roupas curtas de uma festa. Mulher nasce com o propósito de traçar e levar consigo mil corações num só dia, e nem sonham! Ousadas, despretensiosamente.

E como erramos - permitam que eu me inclua. E logo queremos voltar atrás e descobrimos que não podemos, não dá, agora está feito! E fazemos a amiga correr o mundo conosco porque sozinhas, na verdade, nenhuma de nós é muita coisa. Ter um amor é lindo demais, o conto de fadas de cada uma de nós. Mas e ter uma amiga? É preciso ter um número confiável na agenda para ligar e dizer: o cabelo da ex dele é tão feio! Mais ainda, é preciso ter uma cama para deitar e dizer: a vida anda doída, amiga. E ela vai nos entender, a gente sabe que ela irá entender.

Sem contar que mulher sente sim uma inveja incontrolável uma da outra. É uma loucura, um festival de disputadas acirradas onde quem ganha mesmo são os homens. Mas a inveja existe por um único e belo motivo: sabemos bem o quanto somos cada vez mais melhores.

Então, é isso: o 8 de março há de acabar. Já passou da metade. A flor que você deu hoje, merece ser dada amanhã, no 9 de maio, 6 de agosto, 12 de novembro... A mulher é o jardim, as flores são apenas o complemento. E não vá pensar que ser mulher é mais especial do que ser homem. Não, nada disso. Acabamos todos iguais. Ser mulher é enlouquecer com razão um pouquinho mais por dia, mas nunca, nunquinha, querida, perder de si o instinto feminino que diz: vai, mulher, vai que o mundo não funciona sem ti!

E não há salão de beleza que mostre a parte mais nua, bonita e encantadora de todas elas. Não há nada além de um intenso sorriso que as torne lindas por natureza e as musas dos poetas mais calados. Cada mulher sempre será assim, uma poesia que ninguém sabe escrever. E no calendário, todos os dias são femininos.
Compartilhar no Google Plus

Autor: Camila Costa

Dizem que "essa guria tem uma caneta no lugar do coração". É gaúcha, jornalista e quase adulta com 23 anos. Um dia chega lá.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

  1. After all I'm forever in your debt. "Woman", música de John Lennon. Lembrei-me dela enquanto lia.

    Enquanto refletia, percebi a razão pela qual luto para não ser o filho que faz a mãe chorar de tristeza, que decepciona a irmã ou que se transforma num canalha à mulher que o ama.

    Prefiro ser o filho que faz a mãe chorar e sorrir, ao mesmo tempo, de alegria. Desejo ser um modelo a ser seguido e admirado pela irmã. E quero ser, ao invés de um grande canalha, o motivo pelo qual ela sorri; e que ela também saiba que seu telefone irá tocar pela manhã.

    Porque não há a possibilidade de não amar quem nos ama tanto.

    Nós, homens, temos muita sorte.

    Baita texto, Camila. Parabéns pelos teus dias femininos e infinitos. Continua escrevendo... e voando.

    ResponderExcluir