23.06.2015: Quando o preconceito matou a educação

Um Plano Municipal de Educação precisou da Brigada Militar (a Polícia Militar do RS) para ser votado. Um plano que idealiza novos moldes à educação. Um plano idealizado para contemplar, literalmente, a todos. Um plano que, em suas linhas claras, defende que se extingua qualquer forma de preconceito a partir do ambiente escolar, justamente onde a maioria começa. Um plano que não quer apenas ensinar, mas também humanizar. Um plano que até foi aceito, mas que viu o preconceito matar a educação que nenhum caderno de teorias poderá ensinar.

Os detalhes dos dois dias de votação na Câmara Municipal de Vereadores de Rio Grande você poder ver aqui ou aqui. Isso é a informação bruta, o que os veículos de comunicação ainda conseguem nos passar com todos os seus esforços, felizmente. Teve espetáculo, teatro, acusão, todo o roteiro que a dita "Casa do Povo" costuma nos propiciar Brasil afora. No mais, senti vergonha de onde nasci. Senti vergonha pelo meu dinheiro que alimenta cabeças que passam por cima de seres humanos com o que chamam de "procuração dada pelo povo" - ou o voto, popularmente conhecido e mau exercido. O que eles esquecem, no entanto, é que não são reis e que a democracia não é aquilo que se considera a melhor forma de governo. Ela foi escolhida, na bem verdade, justamente por ser a menos pior.

A parte mais polêmica do plano e que enlouqueceu a bancada dita "evangélica" é esta abaixo:


Entre discussão e mais discussão, surgiram muitos contrários e raros favoráveis ao item 7.35. Na rua, dezenas de pessoas protestavam para as duas posições. Aqui é o único ponto de alívio: há, graças a Deus - me perdoem se uso o santo nome sem ir à igreja toda semana, ou não me perdoem, tanto faz - quem grite pela igualdade, quem grite para que as salas de aulas sejam mais sociais e menos tabuada. Fico com um sorriso no rosto ao saber que aqueles que elaboraram esse plano lembraram-se da importância de ensinar desde cedo que pobre, gay, preto, branco, nordestino, gaúcho ou o que quer que seja, é apenas a característica própria de cada um, não a definição de um ser ou o estereótipo que pintam. Fico grata por saber que há professores dispostos a ensinar aos meus futuros filhos aquilo que, lógico, desde casa já ensinarei: a diversidade é o que constrói o mundo, e não, não há nada de errado nisso.

Falando em família, em educar em casa, esse foi o argumento mais utilizado por aqueles contrários ao levantamento das questões de gêneros, orientação sexual e combate ao preconceito nas escolas: "a família". Porque é dela, segundo eles, a responsabilidade de ensinar o que é certo ou errado aos filhos. É na família, na segurança do seu lar - como se o mundo fosse assim, cor de rosa, se é que o rosa não os ofende - que se aprende a respeitar o outro. Para eles, delegar tal responsabilidade aos professores é errado. Pior do que isso: falar sobre orientação sexual é quase crime. Porque, certamente, suas mentes já podiam imaginar aulas de sexo, aulas sobre como ser mais ou menos gay, coisas assim. Porque as suas cabeças limitadas não pisam no mesmo chão do gay que apanha na rua só porque abraçou o namorado ou do negro que é tratado como lixo até hoje. Não pisam no mesmo chão de quem leva uma pedra na cabeça por suas crenças religiosas como bem aconteceu há pouco com uma criança de 11 anos.

Esses mesmo vereadores falavam ainda em minoria. "Ah, a minoria precisa entender que não é assim." A velha história: "a minoria tem que entender que não é na marra, não é colocando beijo gay na novela das nove que tudo muda". E quem diz isso é quem está sentado confortavelmente na sua cadeira de "maioria". Quem diz isso não precisa engolir olhares tortos a seco, ouvir piadas calado, sentir o desrespeito na pele. É fácil ser maioria quando não se sente como é a dor da minoria.

Ao alegar que a tarefa de tratar orientação sexual e diversidade de gênero não é da sala de aula, tais vereadores se esquecem, quase propositalmente, que o professor é a figura mais importante e de maior referência para a criança assim que ela começa a viver em sociedade. Depois dos pais, os professores são aqueles que mais podem contribuir para a formação não apenas do nosso intelecto, mas também do nosso caráter. Por que, agora nesse momento tão oportuno, esquecer-se dessa importância?

Com o mesmo teor fervoroso que esses vereadores se mostraram contrários ao combate ao preconceito - e não, não me digam que é bem assim -, sonho como o dia em que lutarão contra injustiças reais. E me pergunto onde eles estavam ano passado quando assisti moradores do interior da cidade que não podiam ir à escola pelas más condições da estrada, correndo sérios riscos de acidente com o ônibus no caminho.

Não é necessário ser o outro para defender o que deve ser o seu direito. Nunca precisei de cotas para entrar em uma faculdade federal. Estudei a vida inteira em colégio particular e frequentei cursos preparatórios. Tive todas as condições possíveis para conquistar a minha vaga. Isso anula, por acaso, o fato de que milhares de pessoas precisam do meu apoio nessa causa? Não, não anula.

Eu gostaria de poder contar aqui a história de cada pessoa vítima do preconceito. De cada criança que cresceu não se identificando com o que lhe diziam que era e hoje apanha por isso. De cada transexual que o fanatismo religioso de alguns insiste em bater deixando cicatrizes que só vê quem sente. De cada negro que ainda precisa ouvir que se ofender com determinadas piadas é "exagero". De cada mulher vítima de estupro que ouviu que "mulher é pra isso mesmo". De cada morador da favela que sai para trabalhar e tem que ver como "natural" ser confundido como um vândalo. Eu gostaria de contar a história de cada um que ainda nem nasceu, mas vai passar por essas salas de aula e crescer sem a chance direta de entender que a diversidade, nas suas mais amplas categorias, é a coisa mais bonita do mundo.

Mais uma vez o jogo político, o fanatismo, a "maioria", o "não tenho contra, mas", o "não pode enfiar goela abaixo", a "família tradicional brasileira", todos esses, todos no mesmo barco furado, ganharam. Por enquanto. Apenas por enquanto.

Para terminar até gostaria de dizer que moro em outra cidade. Mas não. Isso aconteceu aqui, poucas quadras da minha casa. Aqui, onde cabeças mais parecem ervilhas, mas dai seria ofender as pobres ervilhas. Aqui, onde a polícia precisa se colocar entre professores e vereadores. A minha cidade matou o preconceito. E não, não foi como deveria ter sido.
 
E me perdoem o desabafo. Tantos vereadores são, de fato, necessários. Afinal, se não fosse assim, quem mais se preocuparia tanto em nomear ruas pela cidade, certo?
Compartilhar no Google Plus

Autor: Camila Costa

Dizem que "essa guria tem uma caneta no lugar do coração". É gaúcha, jornalista e quase adulta com 23 anos. Um dia chega lá.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários: