Surpreendentemente, é como a vida acontece



A vida tem essa coisa engraçada de mudar de uma hora para outra. Já perdi a conta de quantos planos me obriguei a trocar de rota porque a vida – sempre ela – me surpreendeu. E quer saber? Coisa boa ser surpreendido! Eu sei que nem sempre a surpresa é boa e muitas vezes ela é dolorosa até demais, mas até elas tem o seu saldo positivo. Se não fosse cada uma das coisas ruins e inesperadas que aconteceram, como você teria aprendido tanto sobre a vida? Querido, a dor ensina mais do que a gente pensa.

Bom, voltando às surpresas e mudanças todas, tem coisa que nem a mente mais fértil no mundo cogita que pode acontecer. Você planeja tudo direitinho, as coisas vão dando certo, você consegue e de repente descobre: não era aquilo que queria. Ou então as coisas vão dando todas erradas, você está quase largando tudo porque não era bem assim que imaginou e de repente descobre: era exatamente o que queria. Um instante. Um breve instante é capaz de fazer algo acontecer que muda toda nossa vida, nossa visão do certo/errado, preferível/não preferível. Não é mágico isso? Desculpa se eu parecer boba – eu realmente sou -, mas eu acho mágico! E acho mesmo que a vida é isso, instantes inesperados que nos mostram outra vida a nossa espera. Mudamos completamente e nem temos tempo de perceber, só vamos nos dar conta bem depois quando a surpresa já não for tão novidade assim.

Tenho certeza de que você consegue lembrar algo tão inimaginável assim que lhe aconteceu e transformou as coisas em volta. Nada disso acontece para quem fica parado, que fique bem claro! Só quem busca a vida de uma forma ou de outra, consegue tropeçar nos caminhos desviados. Você se vê tendo uma força que nunca soube que tinha do dia para a noite porque um instante decisivo exigiu isso. Você se vê extremamente feliz e envolvido com algo que nem sabia que existia, simplesmente porque aquele trabalho antigo já não trazia satisfação. Erramos muita coisa na vida. Errar uma decisão é a coisa mais fácil, afinal, precisamos fazer alguma nova toda hora. Erramos no emprego, na faculdade, na pessoa amada, nos amigos, nas preferências, nas escolhas de viagens, em basicamente tudo. Sorte a nossa que existem esses tais instantes mágicos que quando menos esperamos eles surgem para renovar nossa vida.

Por sermos tão humanos como somos, adoramos dramatizar e achar que não tem mais saída, que é o fim de tudo, que já não somos tão jovens assim para mudar, que não nos encaixamos em nada, ninguém nos ama e não temos dom nem andar até a esquina. Quanta bobagem... Sempre existe um lado da vida que não conhecemos e está nos aguardando. Sempre existe uma surpresinha guardada para o nosso dia de amanhã. Por isso tudo que eu acho uma certa perda de tempo planejarmos tantas coisas. Eu mal planejo meu almoço de amanhã. Por favor, não confundam com irresponsabilidade. Claro que tenho sonhos, desejo e objetivos. O que quero dizer é que esperar demais não dá certo, não adianta nada. Sabe tudo isso que você espera e tanto imagina? Então, vai ser tudo de outro jeito, e não adianta tentar adivinhar como vai ser. A vida vai acontecer de verdade quando você menos estiver esperando. Roteiros podem até estar escritos, mas não se esqueça do quão adaptáveis eles podem ser. Mas saber que tudo será diferente não é motivo para desespero. Isso não significa que só porque não vai ser como você quer, que não será bom. Na maioria das vezes, é mil vezes melhor. É extraordinário, de uma forma que você nunca pensou que poderia ser.

A vida muda e nos modifica. A vida caminha e nos leva. A vida avança e até nos cansa. A vida acontece e nos surpreende. E, sinceramente, uma vida muito previsível me daria sono.
Compartilhar no Google Plus

Autor: Camila Costa

Dizem que "essa guria tem uma caneta no lugar do coração". É gaúcha, jornalista e quase adulta com 23 anos. Um dia chega lá.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário