Não sei se é o mundo ou se somos nós


É a clássica volta ao mundo sem sair de casa, sem fazer um movimento sutil ou agressivo que seja. O cansaço, embora nos preencha, é muito menos físico do que aparente ser. É ver o mundo saindo do lugar milhares de vezes e se perguntar ao fim de tudo: onde vamos parar? E, se não pararmos? Se o mundo tiver dado suas mil voltas e nós seguirmos apenas olhando o céu e contando aviões? Contar carros e passantes é tedioso, sempre fora, eles nunca sabem para onde estão indo. Os aviões, entretanto, parecem seguir a perfeita rotação da Terra.

Se algum dia houve direção além dos céus, perdeu-se o contato com o chão. É tudo uma questão de física, e mesmo tendo sido frequente em salas de aula durante anos, ainda me faltam inúmeras teorias e fórmulas para descobrir. O amor não blinda a tristeza e a vida não nos requinta para o amor. O mundo não nos abraça, apenas roda, entorta, aquece, esfria, mutante que é. O mundo nos engloba como mãe, mas nos acaricia como madrasta de conto de fadas. Enquanto gira, atrela a nossa vida a tantas outras, entrega nossos tesouros e sonhos em mãos invisíveis ainda mais confusas que as nossas. E lá se vão mil teorias!

Olhando de longe, vê-se: alguém pintou essa imensidão de azul, cinza, branco, vermelho, amarelo. Alguém quis colorir lá fora sem lembrar-se do arco-íris de dentro. Ou lembrando demais. Ou achando que era pouco. É que o mundo gira em muitos ângulos de muitas cores...

O cadeado a ser aberto? Alguém jogou a chave fora. A vida que há aqui nos basta por mais outras vidas. As voltas que a gente dá sem saber, sem se mexer, nos levam às saudades mais bonitas e doídas, aos planos mais inimagináveis, aos cantos mais aconchegantes, às lágrimas mais trancafiadas... O mundo gira, talvez, para nos sacudir.

Se ainda há vida, nós giramos também.
Compartilhar no Google Plus

Autor: Camila Costa

Dizem que "essa guria tem uma caneta no lugar do coração". É gaúcha, jornalista e quase adulta com 23 anos. Um dia chega lá.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

  1. Poisé, o mundo gira, a vida segue, o tempo passa, nenhum deles se importam com quem fica vendo estrelas ou catando nuvens. A vida segue sem oferecer caronas, vai com ela quem for esperto o bastante pra querer ir sempre além.

    E, parece que nunca estamos prontos mesmo, vivemos, sentimos, sonhado, mais pro amor e pra felicidade nunca estamos prontos, às vezes demoramos um tempão aqui, aprendendo e aprendendo, mais sempre estamos sujeitos às surpresas da vida.

    Talvez seja o mundo, o tempo, talvez sejamos nós mesmos, ou não seja nada. Não sei bem.

    Lindo, por demais.
    Bjws, até breve. "_"

    ResponderExcluir