Sem limites

Qquem é que sabe dos limites? Até ontem era a esquina mais próxima. Amanhã já será a estrada mais longe. É relativo e como nós: suscetível.

Indo mais longe no pensamento, pois falar de passos, esquinas e estradas é meramente figurativo (ou não), o limite é sempre o nosso canto mais escondido. Até onde se aguenta? Até ontem, pouco. Amanhã, muito. É essa dimensão que vem ao caso, a nossa. A dimensão de tudo aquilo que não imaginamos, não cogitamos nem para nós mesmos e somos pegos de supresa, pois nunca se imagina ir tão longe, atravessar tanto a própria vida de ponta a ponta.

Mas a linha do limite, tão difícil de ser ultrapassada, é cortada com a nossa faca interior, exausta de somente ser ferida e decidida a cortar e ferir também, nem que seja, novamente, de forma figurativa.

Eu não imaginava isso. Não imaginava aquilo. Olha, de mim eu imaginava quase nada, na verdade. E agora, talvez, sejam muitos os becos sem saídas nos quais me vejo por ultrapassar tantos limites que soam, por vezes, irresponsáveis. Porém, há sempre o caminho da volta quando se dá de cara com um muro. Há sempre uma nova escolha. Um novo limite logo ali, prontinho para ser riscado do mapa.

Prefiro meus caminhos ora errados, ora confusos, do que a comodidade de pisar sempre em solo seguro e previsível. Prefiro não me achar nas linhas que traço a me encontrar no mesmo ponto para sempre. Acredito que somos todos assim, vorazes por andar, andar e pular uns obstáculos aparentes. Acredito, entretanto, que nem todos se deixam ser.

E se hoje meus limites me confundem, meus medos retornam e dois mais dois já não são mais quatro, quem sabe do amanhã? Um limite por dia, e um dia de cada vez.
Compartilhar no Google Plus

Autor: Camila Costa

Dizem que "essa guria tem uma caneta no lugar do coração". É gaúcha, jornalista e quase adulta com 23 anos. Um dia chega lá.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

  1. O encontro de nossos caminhos se deu por ultrapassarmos um limite, não acha? E sabe uma das coisas que amo em você, Cah? Sua capacidade em respeitar o limite do outro, mesmo que os seus nunca sejam respeitados. Mas quanto a você... não se limite mesmo não. Você é muito imensa.

    ResponderExcluir