Até o opininar tem limite

Todo mundo critica tudo hoje em dia. É uma liberdade de expressão impressionante! Mas calma aí, isso não tem limite? Ah, se você acha que não, só me desculpe, mas eu acho que tem. Exemplo simples: eu não gosto de assistir basquete. O que eu faço? Não assisto. Se não me agrada, sou indiferente. Simples, não é? Deveria ser. O exemplo é genérico, tudo bem, mas dá para ter uma pequena ideia de onde eu quero chegar. Se você não gosta de algo, precisa saber que existe uma multidão de pessoas que gosta. Se acha alguém a pessoa mais ridícula do mundo, é um direito seu, mas isso não lhe dá o direito de ofender, esculachar ou se achar alguém melhor. Você simplesmente não gosta de alguém. Que diferença isso faz no mundo? Nenhuma. A realidade é que ninguém está muito interessado no que você gosta ou deixa de gostar. Os outros gostam mesmo é de barraco, confusão, gente que nunca se olho na cara e fica se xingando.
Liberdade de expressão é a coisa mais incrível do mundo! Imagine se nós vivêssemos como na ditadura e todo mundo fosse obrigado a gostar só do azul porque os militares queriam assim? Pobre do vermelho e de todo mundo que gostasse dele! Você pode fazer suas escolhas, pode opinar quando tiver algum embasamento real para fazer isso, pode dizer que ama, odeia, pode quase tudo no mundo de hoje. A internet torna essa coisa de expressar-se tão fácil mesmo. O que não pode, não deve e é extremamente proibido, é achar-se no direito de rebaixar algo ou alguém. Meu querido, você tem opinião, não a verdade única e exclusiva. Tem muita gente precisando aprender a respeitar o gosto dos outros e, principalmente, os outros. Ninguém é melhor que ninguém. Caso você se ache superior, pode descer do saltinho porque não é. Nada é unânime no mundo, sempre vai ser assim. Tudo é diferente, graças a Deus.
Acho algumas coisas péssimas, mas fico quieta até que tenha uma informação realmente nova a dar. Sinceramente, acho uma mediocridade grande alguém ocupar o tempo da própria vida odiando alguma coisa como se aquilo afetasse todo o alinhamento dos planetas. Ah, por favor, vamos catar algo melhor para fazer! Vamos, quem sabe, ser um pouco mais maduros com tudo o que nos rodeia. Vamos ter conhecimento o suficiente para podermos expressar nossa linda opinião sobre algum assunto. Saber do que se está falando é o primeiro passo para não cair na armadilha de passar vergonha dentro da própria lata de preconceitos internos onde todos nós nos escondemos. Olha quanta coisa diferente existe no mundo. Cada um é cada um. A sua opinião, é só a sua opinião, fique ciente disso. Mas uma opinião em especial pode atingir patamares altos. Uma única opinião pode ferir. O que você tem e é só seu, é o direito de opinar, de escolher o que quer ou não, de gostar ou desgostar. O direito e a liberdade de ferir ou julgar o outro, ninguém tem.
Se o assunto é polêmico? Demais! Dava para ficar anos escrevendo aqui. Vou parar porque vai começar a ficar confuso... Vou parar porque respeito quem não me lê.
Compartilhar no Google Plus

Autor: Camila Costa

Dizem que "essa guria tem uma caneta no lugar do coração". É gaúcha, jornalista e quase adulta com 23 anos. Um dia chega lá.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário