A criança que deixamos de ser


A maioria das crianças quer loucamente virar adulto. Quem de nós também não queria? Essa coisa de não ter liberdade, vida própria e ser dependente, não agrada muito. As crianças olham encantadas para os adultos enquanto eles levam suas atarefadas vidas e desfilam com sorrisos por todos os cantos. O que nenhum de nós sabe quando é criança, é que quase todos esses sorrisos não vêm lá de dentro como os delas. São mais disfarces do que realidades.

O mundo engole nossa pureza de criança, nossos sonhos, nosso olhar mais ingênuo. O mundo não só nos faz crescer, ele também nos faz endurecer. Esquecemos de não levar as coisas tão as sério. Seria bom se vivêssemos eternamente com o coração de uma criança, que perdoa, ama, sente dor por um doce roubado e alegria por outro ganho. Coisas simples. Coisas que esquecemos assim que temos o primeiro amor, a primeira conta a pagar, o primeiro sonho roubado, a primeira traição de amigo... Coisas que deixamos no passado porque, segundo nós mesmos, fica tudo difícil demais. Quem dera se não víssemos maldade a cada abraço ou decepção em cada promessa. Crescemos e deixamos de acreditar até em nós mesmos. Não podemos só culpar o mundo por tudo. A verdade é que nos permitimos contagiar por todo o mal que nos rodeia. Tudo bem que a vida nos dá uns tombos traiçoeiros e doloridos e tudo fica mil vezes mais complicado depois que decidimos viver por conta própria e era bem mais fácil quando ganhávamos atenção ao chegar chorando, mas será que precisamos ser tão duros com nós mesmos? Perdemos o encanto de criança. Enquanto somos crianças, todos nos apontam como o futuro. Depois que crescemos, todos nos apontam como a decepcionante realidade.

Bobagem quem diz que criança não sabe o que é ter o coração quebrado ou não carrega tantos traumas consigo. No coração delas, ninguém sabe bem que magia existe. Criança entende da vida melhor do que todos nós juntos. Tem vezes que olho minhas fotos de quando era bem pequena e me questiono: onde foi parar aquele sorriso tão sincero? E o brilho fácil nos olhos, onde estão que agora mal se vê? O mundo levou... Eu deixei o mundo ir levando. Aquela criança acreditava tanto que tudo o que ela desejasse poderia virar realidade. Eu queria ser igual a ela. Não me espelho em nenhum adulto. Eu me espelho naquele meu olhar das fotos que praticamente grita que o mundo é aquilo que quisermos que ele seja. O mundo das crianças é muito mais bonito. Ele não vê diferença entre as pessoas nem descrê que tudo é cor de rosa. Ele tem até mais lágrimas, sabia? A diferença é que elas são compensadas com um beijo na testa cheio de amor... Um amor que já desconhecemos depois de grandes.

Hoje eu vi o mundo pelos olhos de uma criança. Hoje, naquele olhar, eu me relembrei que a vida é muito mais bonita se a gente não se esquece de amar, sonhar, acreditar e se abrir para o mundo. O mundo é muito mais bonito com o olhar inocente de quem pouco viu, mas muito sabe. Se soubéssemos disso tudo antes de crescermos e de assistirmos o mundo nos engolir, seríamos tudo de bom que já não sabemos mais ser. Definitivamente, a criança adormecida em todos nós precisa acordar.

E para não deixar passar em branco, a criança sentada ao meu lado no ônibus acaba de colocar o cinto de segurança. Eu? Eu não... Eu tinha esquecido a importância da vida antes de olhar o mundo pelos olhos dela.
Compartilhar no Google Plus

Autor: Camila Costa

Dizem que "essa guria tem uma caneta no lugar do coração". É gaúcha, jornalista e quase adulta com 23 anos. Um dia chega lá.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário