Mea-culpa


- O amor já foi mais legal.

Foi assim que começou a conversa. Em um primeiro momento minha amiga pensou que eu já havia bebido demais naquela noite quando a chamei no celular para soltar pérolas como essa. Depois ela entendeu que eu não precisava de bebida nenhuma pra concluir coisas assim; a ressaca era outra.

Lá no meio da conversa ela disse as frases mais sensatas: "Pensar num começo se preparando para o fim... Eu acho que isso não deveria ser chamado de amor". E a conversa poderia ter acabado ali. Todas as conclusões a que se chegaria poderiam ser resumidas naquelas duas frases. Tanto eu quanto ela não fugimos mais da verdade óbvia, aquela que a novela das nove tenta contrariar, que o seriado americano quer nos convencer, que livros como A Culpa é das Estrelas e filmes como Cinderela - que ainda nem estreou - tentam até hoje nos fazer acreditar. Mas, por vezes, desacreditar é quase tão difícil quanto acreditar.

O fato é que eu e ela sabemos: o amor já foi mais legal. Sabemos que essas historinhas que nos contam dizendo que amor bom tem que ser sofrido, pisado, cheio de sangue, é tudo conversa para nos convencer de que o outro pode nos tratar mal à vontade. Convencer a todos nós a aceitarmos quando nos pisam e nos cozinham e nos apontam milhares de erros que nem são nossos, mas imploramos desculpas de joelhos, porque bonito mesmo é não viver sozinho. Porque o preço - e o peso - do adeus e da solidão nem sempre cabe no bolso. O amor, aquele que um dia foi legal, até pode ter um caminho tortuoso, mas não, não se engane: esse amor não nos quer reféns, e, sim, cúmplices.

O amor também já foi mais legal simplesmente porque já foi mais amor. Hoje é isso aí, apenas isso aí. Ele já foi mais legal porque tinha olhar, cheiro, textura... Hoje não é nada, mesmo que vá ser para sempre tudo. O amor já foi mais legal porque existia em cenas nas esquinas, em cortesias no meio da tarde, em flores roubadas do jardim do vizinho, em cafés durante o dia e bares pela noite. Hoje, o amor caiu em desuso. Já foi mais simpático, agora é mais arrogante: sai cheio de si porta fora e não liga mais. Ele já foi menos "eu" e mais "nós".
 
O amor já foi mais legal. Tanto quanto nós.
A mea-culpa é livre.
Compartilhar no Google Plus

Autor: Camila Costa

Dizem que "essa guria tem uma caneta no lugar do coração". É gaúcha, jornalista e quase adulta com 23 anos. Um dia chega lá.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

  1. Este texto caiu como uma luva sobre o que eu estou sentindo por esses dias. Quando foi que o amor deixou de ser tão legal? Será que a culpa é minha? Um pouco sim, claro. Sinto falta disso e me vejo como refém, preferindo a dor de estar junto a culposa solidão e desse jeito vamos indo.
    beijos

    ResponderExcluir